quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Um futuro no jornalismo


Com uma beleza marcante, Mariana Ribeiro Siqueira, 20, é estudante de comunicação social na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, campus de Frutal, pretende optar por jornalismo, e atuar como repórter. Pretende montar seu próprio negócio, por achar mais fácil crescer na profissão.
Ao longo de seu estudo na comunicação social, teve a oportunidade de entrevistar o jornalista Celso Russomanno, achou a entrevista bastante proveitosa, principalmente por ser sobre direitos do consumidor. Tem vontade de conhecer estúdios de televisão, vê uma importância muito grande em conhecer tudo antes mesmo de começar no mercado de trabalho, pois só assim se sabe de verdade o que quer seguir.
Na entrevista com Russomanno, Mariana questionou o jornalista sobre o bordão “Bom para ambas as partes”. Ele explica que quando as matérias eram longas e o pessoal ficava cobrando, falando que tinha que encerrar a reportagem. Quando ele via que já estava resolvido o problema, mas as pessoas queriam continuar falando, discutindo o assunto, a única forma de resolver o problema era usar um pouquinho o que aprendeu na faculdade de direito. Então ele perguntava: “Está bom pra você?” A pessoa falava sim, e começava discutir de novo. Ele repetia a pergunta: “Está bom pra você?” E estando bom para ambas as partes, ele deixava de discutir e terminava com a famosa frase “estando bom para ambas as partes Celso Russomanno para o Aqui Agora” .
Sobre o diploma de jornalismo, Mariana vê como uma exigência que interessa à sociedade, que tem direito à informação de qualidade, ética, democrática. Informação esta que depende também de uma prática profissional igualmente qualificada. E uma das formas de se preparar, de formar jornalistas capazes a desenvolver tal prática é através de um curso superior de graduação em jornalismo. Mas vale lembrar que quem é competente não vai perder espaço.
Em pouco tempo Mariana tornará visível ao mundo suas habilidades, por ser dona de um raciocínio rápido, tão necessário a um bom jornalista, que com coragem se enfia no meio de guerras pra poder nos deixar em dia com os tormentos que o mundo sofre. Aquele que nos deseja Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite todos os dias, aquele que faz de do acontecimento uma notícia.

Jeanne Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário